sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Olho Turco: proteção e acessório de moda e decoração

Oi Meninas

Acredita-se que este olho protege contra energia negativa e traz sorte. "O objeto é usado em rituais islâmicos e é curiosa a sua adoção por povos cristãos, como a Grécia e a Armênia", esclarece Safa Jubran, professora de Língua e Literatura Árabe da Universidade de São Paulo (USP).

Também conhecido com Olho Grego ou Olho que tudo vê, pode ser usado como proteção, mas por muitos tornou-se um acessório de moda e decoração, pesquisando na internet encontrei modelos de pulseiras, anéis, colares, bolsa, sandálias, espelhos, enfim, uma infinidade do coisas. Então resolvi falar um pouco dele para você, porque se é moda aparece aqui. :D

Olho Turco  é um talismã muito usado pelos turcos para proteção das casas, empresas e pessoas contra más energias, mau olhado, inveja e mau agouro, como também para atrair sorte.
Aqui no Brasil o Olho Turco é mais conhecido como Olho Místico ou Olho Grego, pois além da Turquia, na Grécia também é muito usado para proteção de pessoas, lojas, carros e imóveis de más energias, além de vários países árabes, Armênia e Irã.
Na Turquia o olho é conhecido como Nazar Bancugu. Nazar e uma palavra  árabe que significa “olhar” ou “visão” e Bancugu quer dizer “conta”, como de um rosário. A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tenha a cor azul. Logo, o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo. Um dos motivos para a adoção do azul é o fato de se tratar de uma cor rara na população local, que tem, em sua maioria, olhos castanhos.
O povo turco, assim como o brasileiro, é muito supersticioso. Lá, assim como aqui, a crença dos efeitos negativos nas pessoas e ambientes do olho gordo e mal olhado é muito forte.
Se aqui no Brasil temos uma série de instrumentos e símbolos poderosos para combater as más energias (Ba-Gua, espelhos, figas, trevo de quatro folhas, santos, santas, anjos, arcanjos e figa), na Turquia usa-se o Olho Azul ou Olho Turco para espantar a inveja.
Para qualquer lugar que você olhe na Turquia irá ver um Olho Azul exposto e protegendo algo ou alguém:

  • - Em carros de passeio, caminhão e taxi
  • - Na porta de casa, lojas e empresas
  • - Na porta de escritórios ou na recepção
  • - Em chaveiros de casas, comércio e carro
  • - Pulseiras, brincos e colares
  • - Usar em bolsas ou carteiras
  • - Em quiosques
  • - Em sites
  • - Junto a crianças e bebês para espantar o quebranto
O amuleto deve ser de vidro, de forma arredondada, azul e ter forma de olho. Pode ser usado por nós brasileiros em conjunto com outros talismãs de proteção sem problema algum, ainda mais numa semana de sexta-feira 13, que muitos acreditam que será uma semana “pesada”, qualquer ajuda para se proteger será bem vinda.
Fonte: Sonhos BR 










Famosos que usam

Usado como Decoração



Usado nas unhas


Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário